sexta-feira, 1 de julho de 2011

Quando surgiu a escova de dente?


A primeira escova de dentess de que se tem notícia foi encontrada numa tumba egípcia 3000 anos a.C.; no século XV surgiu a primeira escova de cerdas e, em 1938, nos EUA, apareceu a escova de dentes de cerdas de náilon.

A escova mais antiga de que se tem notícia foi encontrada numa tumba egípcia de 3.000 anos a.C. Era um pequeno ramo com ponta desfiada até chegar às fibras, que eram esfregadas contra os dentes. A primeira escova de cerdas, parecida com a que conhecemos, surgiu na China, no fim do século XV. Feita de pêlo de porco, as cerdas eram amarradas em varinhas de bambu ou pedaços de ossos. Muito tempo depois, percebeu-se que as escovas de Pêlos de animais juntavam umidade, prejudicial à higiene da boca, por causar mofo. Além disso, as extremidades pontiagudas das cerdas feriam as gengivas. O problema seria resolvido com o surgimento da escova de dentes com cerdas de náilon, em 1938, nos Estados Unidos.

Do que são constituídos os anéis de saturno?


Os anéis de Saturno são constituídos por fragmentos de rochas recobertos por uma camada de gases, que, devido a baixa temperatura, transformou-se em gelo.

Segundo puderam averiguar as sondas Voyager, lançadas m 1977, os anéis são formados por fragmentos de rochas recobertos por uma camada de gases. Esta, por causa da baixa temperatura, se transformou em gelo. Não se sabe ao certo a origem de tais fragmentos, mas a hipóteses mais aceita é a de que eles são partes de um ou mais satélites que explodiram quando sua órbita se aproximou demais do planeta. A enorme tensão causada pela oposição entre a força gravitacional, que atrai o satélite para perto do planeta, e a força centrífuga (de dentro para fora), que o empurra para longe, fez com que ele se destruísse.

O que é sonambulismo?


O sonambulismo é um distúrbio benigno que ocorre na primeira das seis passagens de um sono profundo para um mais superficial.

Como ocorre o sonambulismo?

É um distúrbio benigno que ocorre na primeira das seis passagens noturnas de um sono profundo para um mais superficial: as funções motoras despertam, enquanto a consciência continua a dormir. Ou seja, o sonâmbulo se movimenta, mas não sabe o que está acontecendo. Provocado por uma arritmia cerebral geralmente hereditária, o sonambulismo ocorre com freqüência em crianças de 3 a 10 anos; depois tende a desaparecer sem deixar conseqüências.

Por que o símbolo da medicina é uma cobra?


O símbolo da medicina é uma cobra enrolada num bastão, chamado bastão de Esculápio, o deus grego da medicina.

O símbolo completo da medicina é uma serpente enrolada num bastão de madeira, conhecido como bastão de Esculápio, o deus greco-romano da Medicina. Esse bastão substituiu um símbolo mais antigo, a árvore, que representa a vida em ascensão. A serpente, como na história de Adão e Eva, representa as tentações a que estamos sujeitos no mundo. De acordo com essa simbologia, todos os males começam no espírito – como no caso das tentações – e é por aí que se deve combater a doença. O bastão de Esculápio resume a eterna luta do bem contra o mal. Assim, ao matar a serpente com o bastão, o médico evita que o espírito enfraqueça e destrua o corpo.

Por que algumas pessoas roncam?


O ronco é causado por uma obstrução parcial das vias respiratórias, que induz a abertura da boca e provoca o ruído.

A causa do ronco é uma obstrução parcial das vias respiratórias, que pode ocorrer por várias razões, como desvio do septo nasal, rinites e sinusites. A obstrução relaxa os músculos do tórax, o que induz a abertura involuntária da boca. O ar, entrando pela boca, encontra na língua, na úvula ( a "campainha") e nas amígdalas resistência à sua passagem. Por isso, vibra como se estivesse dentro de um instrumento musical de sopro. O resultado é o ruído característico do ronco. Quem ronca tem ao menos o consolo de estar em companhia de gente famosa – o presidente americano Franklin Roosevelt (1882-1945) e o primeiro-ministro inglês Winston Churchill (1874-1965), por exemplo, eram roncadores eméritos.

Qual a origem da pipoca?


A origem exata da pipoca é desconhecida, mas sabe-se que, muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do norte do continente já comiam pipoca.

A origem exata é desconhecida. O que se sabe é que, muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do Norte do continente já comiam pipoca. Eles começaram a fazer pipoca com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Depois, passaram a jogar os grãos soltos diretamente em fogo baixo. Havia um terceiro método, mais sofisticado, que consistia em cozinhar a pipoca numa panela de barro cheia de areia quente. O resultado é sempre o mesmo: os grãos de milho explodem. Isso acontece porque o grão contém água em seu interior. A explosão da pipoca portanto nada mais é que a expansão do vapor de água dentro do grão.

Como se consegue anular a gravidade terrestre, em laboratórios da nasa?


Não é possível anular a gravidade terrestre em laboratórios; obtém-se esse efeito provocando quedas livres em aviões que voam a grandes altitudes.

Não se pode "desligar" a gravidade. Cintos antigravitacionais só existem nas histórias em quadrinhos. A NASA e outras agências aeroespaciais utilizam um artifício que permite simular a ausência de gravidade: a queda livre. Imagine-se dentro de um elevador, carregando alguns livros na mão. Quando o elevador chega ao último andar, alguém corta os cabos e ele despenca. De repente, a sensação será de ausência de peso, os pés perderão o contato com o chão e os livros flutuarão no ar. Como o elevador está fechado, você não notará que caiu, mas pensará que flutua. É a queda livre, durante a qual a sensação é de ausência de gravidade. Nos experimentos das agências espaciais, um avião a jato sobe até determinada altitude – e é posto em queda livre durante certo tempo. Na acolchoada cabine de passageiros, os futuros astronautas experimentam a simulação de ausência de gravidade.

Por que as letras no teclado das máquinas de escrever não seguem a ordem com que as letras são usadas?


As teclas das máquinas de escrever são alinhadas conforme a maior ou menor frequência com que as letras são usadas.

Quando a máquina de escrever foi inventada pelo impressor americano Christopher Latham Sholes, em 1868, as teclas foram dispostas em ordem alfabética. Tentando criar um método mais "científico", Sholes pediu ajuda a seu colaborador. James Densmore. Em 1872, ele surgiu com o teclado QWERTY (assim chamado por causa das seis primeiras letras da fila superior, na mão esquerda). Densmore estudou as letras e suas combinações mais frequentes na língua inglesa para colocá-las distantes umas das outras, a fim de que as hastes não subissem juntas, embolando durante a datilografia. Em 1932, depois de vinte anos de estudos, outro americano, August Dvorak, criou um teclado que leva o seu nome, extremamente eficiente para a língua inglesa: 3 mil palavras podem ser escritas com as letras da fila principal (contra cinquenta, no teclado QWERTY) e a mão direita é mais usada. Qualquer fabricante de máquinas de escrever nos Estados Unidos fornece sob encomenda o teclado Dvorak. No Brasil, o teclado QWERTY, adaptado com a cedilha e os acentos, é o que foi padronizado. Apesar de, nele, a letra A, de grande frequencia, ficar a cargo do pobre dedo mínimo esquerdo.

Como surgiram os nomes dos dias da semana?


Os nomes dos dias da semana foram dados pelos romanos, sob influência da astrologia; mais tarde, a Igreja cristã alterou essa tradição introduzindo O Dia do Senhor (domingo) e o sábado.

No Império Romano, a astrologia introduziu no uso popular a septimana, isto é, sete manhãs, de origem babilônica. Inicialmente, os nomes dos deuses orientais foram substituídos por equivalentes latinos. No cristianismo, o dia do Sol, solis dies, foi substituído por dominica, dia do Senhor; e o saturni dies, dia de Saturno, por sabbatum, derivado do hebraico shabbath, dia de descanso consagrado pelo velho testamento. Os outros dias eram dedicados a: Lua (segunda); Marte (terça); Mercúrio (quarta); Júpiter (quinta); e Vênus (sexta-feira). O termo feira surgiu em português porque, na semana da Páscoa, todos os dias eram feriados – férias ou feiras – e, além disso, os mercados funcionavam ao ar livre. Com o tempo, a Igreja baniu da liturgia os nomes pagãos dos dias, oficializando as feiras. O domingo, que seria a primeira feira, conservou o mesmo nome por ser dedicado a Deus, fazendo a contagem iniciar-se na secunda feria, segunda-feira. O sábado foi mantido em respeito à antiga tradição hebraica. Apesar da oposição da Igreja, as designações pagãs sobreviveram em todo o mundo cristão, menos no que viria a ser Portugal, graças ao apostolado de São Martinho de Braga (século VI), que combatia o costume de "dar nomes de demônios aos dias que Deus criou".

Por que a espuma de sabão é sempre branca?


A espuma pode adquirir todas as cores, no entanto, como o branco é a soma de todas as cores do espectro visível, a enxergamos com essa cor.

Na verdade, a espuma produzida por sabões e detergente não é branca. Quem explica isso é o professor de química Haroldo Meira Teixeira Júnior: "A espuma é um conjunto de microbolhas que, em virtude da reflexão e refração da luz e dependendo também do recipiente onde se encontram, podem adquirir todas as cores". Como o branco é a soma de todas as cores do espectro visível, enxergamos a espuma com essa cor. Isso é fácil de ser comprovado se lembrarmos das bolhas de sabão produzidas por um canudinho, que são multicoloridas.

Como surgiu a numeração dos calçados?


A numeração dos calçados surgiu na Inglaterra; a medida era baseada inicialmente no grão de cevada; três grãos de cevada correspondiam a uma polegada.

Em 1305, para uniformizar as medidas em certos negócios, o rei Eduardo I, da Inglaterra, decretou que fosse considerada como uma polegada a medida de 3 grãos secos de cevada, colocados lado a lado. Os sapateiros ingleses gostaram da idéia e passaram a fabricar, pela primeira vez na Europa, sapatos em tamanho padrão, baseados no grão de cevada. Desse modo, um calçado infantil medindo treze grãos de cevada passou a ser conhecido como tamanho 13 e assim por diante.

É verdade que o cão só enxerga em preto e branco?


Não se pode afirmar que o cão seja cego para as cores, no entanto, na prática é isso o que acontece.

Segundo o veterinário Herbert Ribeiro dos Santos, não se pode afirmar taxativamente que o cão seja cego para cores. Mas na prática é virtualmente isso que acontece. Pois, no cão, na região da retina em que é maior a incidência de raios luminosos (mácula), predominam os bastonetes – células que dependem pouco ou quase nada da luz e são adaptadas para visão em condições de pouca luminosidade. "Por isso", explica o veterinário, "afirma-se que a visão de cores nos cães é deficiente ou nula."

Como se sabe a idade da Terra?


A idade da Terra é de aproximadamente 4,56 bilhões de anos e é calculada a partir da relação entre dois isótopos de chumbo formados pela decomposição de isótopos de urânio.

Como se sabe a idade da Terra?

Sabe-se que os isótopos átomos com o mesmo número atômico e diferentes números de massa de uma série de elementos químicos, como o urânio, se decompõem e produzem outras substâncias pela emissão de partículas ou radiações. O tempo necessário à decomposição de metade da massa radioativa desses elementos é chamada meia-vida. Conhecendo as quantidades dos elementos radioativos e do material deles derivados, calcula-se a idade de um mineral. Esse método chama-se datação radiativa. Assim, a idade da Terra aproximadamente 4,56 bilhões de anos foi determinada a partir da relação entre dois isótopos de chumbo formados pela decomposição de isótopos de urânio.

Como foi calculada a velocidade da luz?


A velocidade da luz foi calculada pelo físico Albert Michelson, a partir da estimativa feita anteriormente pelo astrônomo dinamarquês Ole Roemer.

Como foi calculada a velocidade da luz?

Até 1676, acreditava-se que a luz era instantânea. Naquele ano, o astrônomo dinamarquês Ole Roemer observou no telescópio que, em comparação com seus cálculos, havia um atraso de 22 minutos nos eclipses das luas de Júpiter. Roemer concluiu que o atraso correspondia ao tempo que a luz dos satélites levava para alcançar a Terra à velocidade que estimou em 225 000 quilômetros por segundo. Mas o valor correto 299 792 Km/s seria determinado apenas em 1926 pelo físico alemão Albert Michelson. Para chegar a esse número, Michelson aperfeiçoou durante 25 anos o interferômetro, um aparelho que mede em espelhos fixos o desvio da luz refletida por espelhos rotativos.

Como nasceu a goma de mascar?


Os indígenas norte-americanos e os nativos de Nahuatl mascavam resinas de árvores; em 1860 o industrial norte-americano Thomas Adams começou a fabricar gomas de mascar em grande escala.

No século XVI, os colonizadores europeus descobriram que os indígenas norte-americanos tinham o hábito de mascar a resina de uma árvore chamada abeto vermelho. Na América Central, os nativos de Nahuatl, da península do Iucatã, preferiam a resina do sapotizeiro (Achras Sapota), que chamavam de chictli ou txicli, palavra que deu origem a chicle em inglês. As primeiras gomas de mascar datam do século XIX, à base de resina de abeto com sabor de creme. Em 1860, o industrial norte-americano Thomas Adams começou a fabricar chicletes em grande escala.
Ele trazia da América Central a resina do sapotizeiro, fervida, esfriada e cortada. Nos Estados Unidos, ela era refinada, esterilizada e misturada com açúcar, xarope de milho e aromatizantes. Depois da Segunda Guerra Mundial, a resina foi substituída por substâncias sintéticas. A receita também inclui parafinas e ceras vegetais para evitar a aderência da goma aos dentes, além de um antioxidante contra a deterioração e aditivos para dar cor e sabor.

Por que o bumerangue volta ao seu ponto de arremesso?

                Por que o bumerangue volta ao seu ponto de arremesso

O bumerangue sempre volta ao seu ponto de partida devido à pressão do ar.

O bumerangue, como uma asa de avião, tem duas partes: a de cima, convexa, e a de baixo, plana. Quando é arremessado com o vento soprando da esquerda para a direita, descreve uma curva à esquerda, isto é, faz a rotação. A pressão do ar é menor na parte convexa do que na parte plana. Por isso, a parte convexa puxa o ar que vem de baixo, provocando em cima uma espécie de turbulência que puxa o bumerangue para cima. Continuando a girar e com a ajuda do vento de cauda, que vem de trás, ele volta ao ponto de partida.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

                                           Amizade é uma alma com dois corpos.
                                      Viver sem amigos émorrer sem testemunhas.
                                Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo.
                                            Sem amizade não existe amor!
                                      Solidau e triste! Aida mais par uma pessoa
                                   A amizade vence qualquer bareira!não e meismo?
                                   Felocidade e amor pura adrenalina!
                               Paixão e como onda vai e volta

Mundo sem amor

                                                         Imagine o mundo sem amor!

A beleza

                       As vezes o mais belo e o mais perigoso.  Lindo, não?

a vida

na vida tududo passa não emporta o voçê fazar o que fazia ali hoje ja não tem mais graça tudo muda tudo troca de lugra o vida e amesma so agente e que tem que mudar que altera par poder se encaixar

avida e asim beleza
william.dayvid@gamail.com
dayvid william